Como Funciona


como-funciona-1.png

1. ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA ATIVA

O índice de transparência ativa é composto por dois subíndices: disponibilidade da informação e qualidade da informação disponível.

O índice disponibilidade reflete o percentual de informações divulgadas pelo órgão. As instituições receberam menção “atende” para cada informação disponível e “não atende” para a informação não disponibilizada.

como-funciona-1-tabela1.png

Para avaliar a qualidade da informação, foram consideradas apenas as informações disponíveis. Cada informação disponível foi analisada em três itens: detalhamento, atualização e formato, recebendo menções “atende” ou “não atende” para cada um desses quesitos.

como-funciona-1-tabela2.png

Para obter o índice de transparência ativa, multiplica-se a nota relativa à disponibilidade da informação pelo índice qualitativo:

como-funciona-1-tabela3.png
como-funciona-2.png

2. TRANSPARÊNCIA PASSIVA

As instituições foram procuradas via Serviço de Atendimento ao Cidadão ou via ofício, com pedido de informação. As que atenderam de forma adequada e dentro dos prazos previstos na Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527/11) receberam menção “Atende”. Os demais foram avaliados como “Não atende”. O critério é apenas informativo e não foi considerado para definir a posição dos órgãos no ranking.

como-funciona-3.png

3. NOTA DOS ESTADOS

A metodologia para definição da nota dos estados é a mesma utilizada para calcular a nota dos órgãos. Considerou-se, neste caso, o conjunto de informações que deveriam ser disponibilizadas por todas as instituições de cada estado

como-funciona-3-tabela.png

Não foi gerado índice de transparência passiva para os estados, já que essa avaliação aconteceu em relação aos órgãos.